quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Get in fit: Pilates


Oii pessoas bonitas!

Claro que hoje ainda é quinta feira, mas quando a semana está quase acabando, bate aquele pensamento, "poxa, eu deveria ter arranjado um tempo pra me exercitar", se identificou?


Pois bem, assim como eu pretendo dar dicas a favor de uma vida mais saudável, não posso ser hipócrita a ponto de falar de uma coisa que eu não conheço, então, pensei em começar contando uma experiência própria.

Há alguns anos atrás eu era uma menina normal, cuja única obrigação era estudar ainda é, fazia alguns cursos extracurriculares, andava pra lá e para cá somente de carro e estava realmente acomodada dessa forma, não bem, apenas confortável.

Meus pais realmente "pegavam no meu pé", para que eu aproveitasse meu tempo para fazer algum tipo de exercício físico enquanto possível. Para ser sincera, eu ficava realmente irritada por ter que ouvir quase todos os dias as mesmas coisas, "vai se movimentar menina", "só fica sentada na frente desse computador", confesso que o verdadeiro motivo por esportes em geral não despertarem minha atenção, sempre foi o fato de eu não ter relativamente "jeito" com tais coisas, afinal, eu sempre fui baixinha, de óculos e um tanto fraca, facilmente intimidada por pessoas maiores.

Mas eu cedi, desde que não fosse algo agitado e em grupos muito grandes, por sugestão de uma prima fisioterapeuta, fiz uma aula experimental. Foi aí que a minha história de amor com o Pilates começou.

Não sou nenhuma especialista no assunto, mas com a intimidade de uma pessoa que pratica há quase 4 anos, me sinto na liberdade de falar.

Pilates é muito recomendado para pessoas que tem como objetivo uma melhor organização corporal ou para erradicar alguma dor, seja este relacionado a musculatura interna, algum desvio na coluna, fortalecimento e alongamento sendo trabalhados em conjunto, ou até mesmo para pessoas como eu, que não lidam bem com esportes mas que necessitam de algo.


O Pilates pode ser trabalhado no solo, sobre o tatame com a utilização de alguns objetos como bola, meia-lua, disco, elástico, e muitos outros, ou pode também ser aplicado em equipamentos muito bem desenvolvidos.

Os exercícios, diferentemente de uma atividade aeróbica, tem o foco sobre os músculos internos e seu fortalecimento, aqueles que nos mantêm em pé. Diversas vezes durante o dia, fazemos movimentos que são comuns e em nenhum momento nos passa pela cabeça todos os músculos e nervos de que nosso corpo dispõe para que todos ajam em conjunto com a mesma finalidade, permitir que você se mova, que se mexa naturalmente sem nem ao menos precisar pensar ou comandar diretamente cada um deles, apenas estão lá, todos os dias. Mas é claro que apenas notamos sua presença quando estes manifestam dor. Então, por que não tratá-los bem e da maneira certa?


O progresso e a melhora no corpo não são facilmente notados ao longo dos dias, por estar sempre pouco a pouco modificando-se, por isso, uma dica é, fotografe seu corpo, após alguns meses compare a melhora.

Sim, é necessário antes de tudo procurar um bom profissional, já que existem muitos que não possuem uma formação e especialização correta, atendem sem autorização e bom, muitas vezes acabam piorando a situação de um paciente.

Infelizmente, Pilates não é a mais acessível das atividades, sua mensalidade pode ser um tanto quanto salgada, mas, quando se trata de um investimento em prol da sua saúde e qualidade de vida, vale muito a pena.

Espero que tenham curtido e que isso faça alguns de vocês pensarem sobre os hábitos e tentar algo novo.
Logo volto com mais dicas de saúde.

Beeijos,



Nenhum comentário:

Postar um comentário